Riviera Riviera Facebook Twitter (61) 3361-5057 / 3233-5011
Um retorno à 'oficina' de Oscar Niemeyer

Em sete décadas e pouco de carreira, Oscar Niemeyer assinou mais de 500 projetos, entre palácios, templos, casas, escolas, móveis, cassinos, quartéis e até uma cidade inteira. A sua volúpia produtiva era conhecida e reconhecida por todos. Niemeyer era um homem de larga fama e rasa afetação. Seu escritório, instalado na cobertura de um antigo edifício em Copacabana, o Ypiranga, também. Bastava bater no número 1.001 da avenida Atlântica, em dia de semana ou no final dela, para muito provavelmente encontrá-lo ali.

A fachada deste prédio residencial dos anos 1930, apelidado à época de Mae West, graças a contornos que faziam lembrar o formato dos seios da atriz norte-americana, tem estilo art déco. Histórica, a construção não deixa os cariocas se esquecerem do tempo em que Copacabana teimava em parecer Miami. Há quem ache o prédio engraçado, simpático ou, até mesmo, feio. “Não é ruim, não”, era a opinião de Niemeyer. No interior, mais precisamente no décimo andar, a atmosfera é diferente: arquitetonicamente moderna. Modernista. Contudo, na prática, muitas modernidades nunca passaram soleira adentro do apartamento-escritório do velho Oscar.

O computador passeou por ali, nem bem chegou e já foi mandado para a neta do arquiteto. O elevador de serviço vai até o nono andar. O edifício tem dois elevadores, Oscar tinha um. Uma alegria para o seu espírito comunista. Dos equipamentos mais novos, vingou apenas o ar-condicionado, a contragosto. Resquício da época em que o gênio criador compartilhava sua oficina com alguns colegas e funcionários.

Nos últimos anos, o olimpo da arquitetura moderna brasileira teve um só homem no seu interior. Um homem, móveis de sua autoria, livros, alguns CDs de Nelson Gonçalves, Villa-Lobos e Jacob do Bandolim, um piano e muitos croquis pelas paredes brancas.

Endereço: SIA Trecho 3/4 Lote 165/195 Ed Mercado Design 3° Andar loja 305. Brasilia – DF
Riviera Acabamentos e Decorações 2012 ©Todos os direitos reservardos - Desenvolvimento: ELLOS DESIGN